É inegável que a seleção brasileira deveria ter mais partidas em casa. Embora conte com a garantia de nove jogos durante cada ciclo das Eliminatórias, a realização de um amistoso de vez em quando seria benéfica. Porém, há um entrave: a necessidade de encontrar adversários.
O plano da Bolívia de enfrentar a Gâmbia no domingo não se concretizou, pois os africanos decidiram não participar. É compreensível que o compromisso tenha sido agendado em cima da hora, e ir para a Bolívia pode não ser tão atraente quanto jogar no Brasil. Contudo, a situação dos amistosos em casa também é complicada para a Argentina. No mês de março, a seleção argentina conseguiu convencer a Mauritânia e a Zâmbia a jogar, e agora está marcada uma partida contra Burkino Faso e, para a despedida de Messi, um jogo contra o Benim — todas seleções africanas que não marcaram presença em nenhuma Copa do Mundo.
Parece que não haverá imprevistos para a partida contra o Benim, mas o jogo de sábado à noite contra Burkino Faso foi quase uma farsa. O time principal não viajou. Questões técnicas relacionadas ao avião? É uma possibilidade. Entretanto, também parece que os jogadores estavam relutantes, considerando que após os compromissos na África uma viagem tão longa poderia ser um sacrifício — aquela palavra novamente — além do normal.
Assim, em uma decisão de última hora, a equipe sub-23 foi enviada. Eles chegaram a Buenos Aires na hora do almoço do sábado e, poucas horas depois, já estavam em campo no estádio Monumental. O resultado foi desastroso: levaram três gols nos primeiros onze minutos e perderam por 7 a 0. O técnico argentino, Lionel Scaloni, admitiu que essa situação está longe de ser o ideal, mas destacou que as opções de adversários disponíveis são bastante limitadas.
Um ponto relevante a ser considerado é que a América do Sul — e em especial o Cone Sul, onde o futebol é mais forte — está bastante afastada do restante do mundo. Essa percepção não é uma visão eurocêntrica, mas sim uma realidade geográfica. Ao descer, temos o Polo Sul. Ao subir, a distância entre Buenos Aires e a Cidade do México é maior do que a que existe entre Londres e Mumbai. De um lado, está o vasto Oceano Atlântico; do outro, o Pacífico.
Essa realidade geográfica traz uma consequência para o futebol: é complicado atrair adversários para enfrentar as enormes distâncias que envolvem a realização de amistosos.
Raphinha comemora gol durante Brasil x Austrália (Foto: Imago/AAP)
Adicionalmente, encontrar adversários disponíveis se torna uma tarefa complicada. Com a implementação da Liga das Nações, tornou-se quase inviável enfrentar uma seleção europeia. Durante o ciclo que abrange a Copa do Catar e o torneio deste ano, houve poucas oportunidades para a América do Sul se confrontar com a Europa — basicamente, apenas em março de 2024, em março deste ano e nos dias que antecederam o Mundial.
Assim, tornou-se extremamente difícil trazer europeus para a América do Sul, mas também desafiador enfrentá-los na Europa. Acredito que o Velho Continente, de certa forma, está em uma posição de ganhar e perder com essa situação.
Por um lado, isso preenche o calendário com jogos competitivos, contra adversários de peso, sem a necessidade de longas viagens. Isso tem sido positivo, acredito, para o desempenho dos europeus em campo — mas prejudicial para seu desempenho fora dele.
Cristiano Ronaldo passa a braçadeira de capitão para Bruno Fernandes durante Portugal x País de Gales pela Nations League. Foto: João Gregório/IMAGO / NurPhoto)
Como exemplo, observamos a campanha para derrubar Gianni Infantino da presidência da Fifa. Com pouco mais de 50 membros em uma associação de 211, é claro que a Europa precisa estabelecer alianças para ter sucesso em uma votação. Mas o que ela tem a oferecer?
O continente já abriga quase todos os melhores jogadores de futebol do mundo em seus clubes. E agora suas seleções também estão se tornando dominantes, fortalecidas por um calendário que lhes favorece, mas que acaba isolando a Europa. Isso dificulta a criação de projetos em colaboração com outras federações continentais, e a campanha para depor Infantino claramente está perdendo força. Faltando pouco mais de um mês, um candidato ainda não apareceu.
Antes do próximo Congresso da Fifa, a seleção brasileira fará mais uma vez sua viagem à Ásia. Ela jogará em Singapura contra o Japão (uma partida bastante interessante) e também contra o país anfitrião (nem tanto). Contudo, se a Ásia conseguir organizar sua própria Liga das Nações, a busca por adversários para amistosos se tornará ainda mais desafiadora.
Comentários: